ASEF - FURB
asef@furb.br | (47) 3321-0216
Página Inicial Fale Conosco Acesso Conteúdo Restrito
Google Maps
Facebook


Notícias



Voltar Compartilhar no Facebook



Asef entrevista candidados à reitoria da Furb

24/9/2018
Autor: Assessoria de Comunicação

Na semana passada, os candidatos que disputam as eleições à reitoria da Furb receberam quatro questões em que foram abordados temas relacionados à Asef. Estes questionamentos foram elaboradas em conjunto, pelos integrantes da Asef presentes na reunião da associação, no dia 5 de setembro de 2018.

As questões foram enviadas a todos os candidatos pelo mesmo e-mail, data e horário, com todas as informações de como seriam publicadas as respostas. O ordem de resposta de cada um das perguntas, segue a ordem de recebimento das respostas, com prazo até o dia 21 de setembro. Por maior número de manifestação dos integrantes da diretoria, de forma democrática, estão sendo publicados também na íntegra as respostas da Chapa 4, recebidas após o prazo solicitado na comunicação.

Reforçamos nosso agradecimento aos candidatos, pela participação, percebendo sobretudo, a importância da Associação dos Servidores da Furb para com os associados.Desejamos uma excelente campanha, de forma democrática, ética e respeitosa

Todas as respostas foram inseridas sem nenhuma edição, sendo publicadas como recebidas, seguindo a ordem: Chapa 3, Chapa 2, Chapa 1 e Chapa 4.

1) Qual sua opinião sobre a possível unificação das associações Asef, Aprof e Apopef?

Chapa 03 A partir do objetivo principal das 3 associações, que é a integração de seus associados, a construção de relações de amizade que favoreçam e possibilitem mais oportunidades e espaços de lazer, cultura, entretenimento e atividades físicas, considerando um amplo debate e diálogo envolvendo as direções, os associados e potenciais futuros associados (todos servidores Furb) e identificado a vontade da maioria nesta direção, seremos favoráveis desde que essa união, unidade e cooperação represente, em parceria com a Reitoria e demais unidades da Furb, a construção de um novo espaço integrado para as atividades conjuntas, aproveitando e potencializando os equipamentos esportivos e de lazer já existentes, mas identificando as novas necessidades das pessoas e associados.

Chapa 02 Caberá as associações a definição dos melhores rumos para seu fortalecimento. O importante é que os respectivos quadros societários (sócias e sócios) se sintam bem representados pelas associações. Se a unificação favorecer esta representatividade pode ser um avanço organizativo mas o respeito a vontade coletiva das respectivas bases é fundamental. Independentemente disto a realização de atividades conjuntas e de parcerias entre elas é muito importante.

Chapa 01 O futuro das associações depende de seus associados. A decisão de unificar deve ser fruto da vontade de realizar coisas comuns e em conjunto. A universidade e seus gestores não devem interferir nesta decisão. Contudo, a unificação pode resgatar a união na Furb, permitindo uma vivência conjunta através das atividades.

Chapa 04 Somos de parecer favorável a unificação das associações, no entanto sabemos das dificuldades de sua efetivação. Cada um das associações tem objetivos diferentes, formas de arrecadação de contribuições diferentes e demanda de eventos diferentes. Diante disso, consideramos que talvez a melhor forma de unificação seja através de eventos conjuntos. Isso contribuiria para uma integração maior, e ações mais robustas, inclusive na discussão de uma sede para eventos em condições de localização e conforto melhores que a atual.


2) Qual a importância da Asef para a Furb?

Chapa 03 Entendemos a Asef como uma importante parceira da Universidade no tocante à qualidade de vida dos servidores associados. Ao olharmos o histórico no desenvolvimento de esforços em políticas sócio-culturais, esportiva e de recreação, vemos a Associação como fundamental e estratégica como espaço de reunião dos servidores da Furb. E, por respeitarmos esse histórico, acreditamos que o diálogo e a parceria da reitoria e dos centros universitários com a Asef precisa ser ampliado e solidificado, principalmente no sentido de maior apoio da universidade às questões de infraestrutura e incentivo a adesão de novos associados.

Chapa 02 A importância do Asef está expressa na relevância de cada um dos 24 itens que compõem os objetivos da entidade em seu estatuto. São temas fundamentais para cada uma e cada um dos servidores de nossa instituição. Congregar pessoas, proporcionar encontros e desenvolver a cidadania tem sido a experiência da Asef ao longo de sua existência que deve ser mantida e fortalecida.

Chapa 01 A associação procura trazer bem estar aos seus associados, oferecendo atividades que normalmente não estão no foco da Furb. O desenvolvimento de atividades além das cotidianas ligadas ao trabalho é necessário para uma vida saudável. Ter atividades esportivas, de lazer, de entretenimento, culturais, entre outras, permite uma melhor saúde física e mental, trazendo às atividades do trabalho a tranquilidade e bem estar que nos envolve e fazendo com que as pessoas almejem permanecer na Furb. Isto é importante para a instituição porque cria um ambiente mais harmônico entre os servidores, proporcionando um clima organizacional mais descontraído e leve. Todos gostam de trabalhar onde se sentem bem, conhecem seus colegas, compartilham bons momentos. Assim, podemos esperar uma cultura mais colaborativa entre todos os servidores. Quando o movimento #TransformaFurb define Pessoas como um dos eixos de propostas, está preocupado com acolhimento, respeito, reconhecimento, engajamento e valorização das pessoas para que elas queiram estar na Furb. Portanto, a Asef é importante neste contexto.

Chapa 04 A Asef tem prestado um importante serviço para a integração, congraçamento e de atividades esportivas e de lazer para seus associados. Por isso consideramos fundamental a sua manutenção e ampliação.


3) Qual sua percepção sobre o apoio da Furb aos servidores que participam de eventos esportivos e culturais, representando-a?

Chapa 03 As práticas esportivas e culturais são importantes meios para a promoção de saúde e de integração entre os servidores, assim como de desenvolvimento cultural. Elas devem ser incentivadas pela gestão superior. Além disso, Podemos dizer que servidores que participam da Cofafe, por exemplo, literalmente vestem a camisa da Universidade e a representam. No atual cenário de crise econômica e de aumento desleal da concorrência na oferta da educação superior, precisamos adotar as mais diferentes estratégias para fortalecer os vínculos, afetivos e profissionais, dos servidores com a Furb, pois é o conjunto de pessoas ligadas à Furb que consolidará nossa instituição neste novo cenário. Portanto, precisamos fortalecer a ligação entre pessoas e Furb, e as atividades esportivas e culturais constituem estratégias fundamentais para isto.

Chapa 02 A participação de servidores em eventos esportivos e culturais promove a universidade e fortalece o sentido de pertencimento de servidores para com a FURB. Portanto são situações que devem ser apoiadas dentro da legalidade e do interesse mútuo.

Chapa 01 As licenças para participação em eventos devem continuar a existir e a serem concedidas. Mas a legislação permite o afastamento do servidor para participação em eventos esportivos oficiais, devendo ser incrementada com a abertura para os eventos culturais, como apresentação em grupos que representem a Furb ou nossa cidade. Eventos propiciam a aproximação com servidores de outras instituições - a Cofafe é o maior exemplo - e permitem ampliar os horizontes, despertando a empatia necessária para um melhor convívio.

Chapa 04 Sempre que a associação representa a Furb em eventos relevantes e oficiais, o apoio é justificado. No entanto, precisamos sempre ter claro, que os recursos advém das mensalidades de nossos alunos, e devemos explicações a eles sobre a sua aplicação. Qualquer apoio deve ser mito bem justificado e representar um retorno, direto ou indireto para a instituição e para os alunos.


4) Em quais ações direcionadas aos servidores a Asef poderia ser parceira da Furb?

Chapa 03 A Asef pode contribuir de forma substancial como espaço de integração entre os servidores da Universidade e catalisadora de atividades que promovam o encontro entre as pessoas da nossa Instituição, seja através de festas, atividades esportivas ou culturais. Hoje percebemos uma necessidade de fortalecimento dos vínculos na Universidade, resgatando um clima mais orgânico e menos duro no nosso cotidiano. E nesse resgate, a Universidade pode buscar a parceria da Asef para promover ações que tragam essa vida de volta para a FURB. Uma dessas parcerias poderia ocorrer no desfile da Oktoberfest, com a Asef vindo junto a Furb, animando o grupo, com carro de som e dança. Outro ponto seria através de atividades culturais conjuntas, alinhadas com cotidiano do servidor e no sentido de descomprimir a pressão e a velocidade do dia a dia, tais como literatura, poesia, teatro, música, pintura, oficinas manuais etc utilizando as instalações e atividade de extensão e culturais já em curso ou a serem pensadas em conjunto. A cada ano, poderíamos realizar uma oficina criativa e de co-criação - divertida e interativa - conjunta entre Furb e Asef, para construir os principais temas, atividades e ações conjuntas a serem desenvolvidas, seja internamente, seja externamente.

Chapa 02 Entendemos que o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014) constitui um instrumento adequado para o estabelecimento de parcerias entre a Furb (Autarquia Municipal) e o Asef (Associação Privada sem fins econômicos) com o objetivo de desenvolver atividades de interesse conjunto da Asef e da Furb em temas e questões que interessam aos servidores da nossa instituição e que estão expressos nos objetivos da Asef, dentre outros podemos destacar realização de eventos, projetos e programas culturais e educacionais.

Chapa 01 A Furb possui uma grande diversidade de servidores, somada a diferentes horários de trabalho. Nos momentos de folga, a Associação poderia ser um ponto de encontro, oferecendo espaços para descontração, como uma sala de jogos, de conversas, de união de interessados em temas diversos.Aliado ao bem estar dos servidores no ambiente da universidade, pode-se pensar em atividades que envolvam também nossos familiares, para que façam parte do movimento de sua transformação, com participação mais ativa em variados momentos. Ações de estímulo ao voluntariado e para integração de servidores ingressantes poderiam também estar na agenda da Asef. Em resumo, toda atividade que propicie o bem estar e faça as pessoas se sentirem bem na nossa Furb, acolhedora e harmônica, são ações que fortalecem a parceria entre a universidade e a Asef.

Chapa 04 Acreditamos que nas ações de integração, tanto dos servidores entre si, quanto dos seus familiares, a Asef pode auxiliar e muito. Ações como abrir as dependências da Furb para visitas, palestras, atividades esportivas e de recreação são algumas delas. A Asef também poderia ajudar a humanizar os espaços de convivência dos servidores, deixando os mais aconchegantes e funcionais, pensando no dia a dia dos servidores que passam muitas horas na Furb.

Asef entrevista candidados à reitoria da Furb
Associe-se

Atendimento:

Segunda a sexta-feira

Das 14:30 às 18:30

(47) 3321-0216

asef@furb.br

Rua Alfredo Guenther, s/nº
Bairro Victor Konder - Blumenau
Anexo ao Ginásio de Esportes da FURB

© Copyright 2024 ASEF - Associação dos Servidores da FURB