ASEF - FURB
asef@furb.br | (47) 3321-0216
Página Inicial Fale Conosco Acesso Conteúdo Restrito
Google Maps
Facebook


Galerias



Voltar Compartilhar no Facebook



Vem aí a Minicofafe Furb

Período de 25/7/2017 à 28/7/2017
Autor: Assessoria de Comunicação

Organizada pela Asef, a Minicofafe Furb será entre os dias 25 e 28 de julho na Sede da Asef. As disputas começaram às 18 horas de cada dia. As modalidades são bocha, canastra, dominó, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez. Todas as modalidades terão disputas masculinas e femininas.

Para que a modalidade seja confirmada é necessário ao menos três competidores/duplas inscritos e todos os primeiros colocados recebem premiação.

As inscrições podem ser feitas até dia 21 de julho no formulário

Vem aí a Minicofafe Furb

REGULAMENTO GERAL

REGULAMENTO GERAL

Do objetivo

1º - A mini COFAFE é um evento que visa proporcionar atividades de lazer esportivo, bem como, iniciar os preparativos para participação na COFAFE - confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe, que acontecerá de 31 de maio a 2 de junho de 2018. O evento deverá ter outras etapas ao longo de 2017 e primeiro semestre de 2018.

Da Data, Horário e Local

2º - O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de julho.
3º - Os jogos terão início a partir das 18h15;
4º - As atividades acontecerão nas dependências da ASEF/APROF, no Salão de Festas e churrasqueira Figueira, de acordo com a modalidade pretendida.

Da Participação

5º - Poderão participar da MiniCOFAFE:
a) Todos os servidores da FURB com vínculo empregatício, seja em qualquer um dos regimes de trabalho;
b) Aposentados pela FURB (que tenha tido o último emprego na Instituição).

Da Inscrição

6º - As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de julho de 2017, pelo link de divulgação (clique aqui), disponível no site ou facebook, ou ainda pelo telefone 3321-0216, no período da tarde.

7º - As inscrições para modalidade em dupla poderão ser feitas de duas formas:
a) Inscrevendo diretamente a dupla; ou
b) Inscrevendo-se individualmente e aguardando o sorteio do parceiro realizado pela organização do evento.


Das competições

8º - Constarão do programa da primeira edição da MiniCOFAFE as competições nas seguintes modalidades:
• Canastra masculino e feminino;
• Dominó masculino e feminino;
• Sinuca masculina e feminina;
• Tênis de mesa masculino e feminino;
• Truco masculino e feminino;
• Xadrez masculino e feminino;
• Bocha masculino e feminino.

Do Congresso Técnico

9º - O sorteio de duplas, bem como emparceiramento será realizado a partir das 18h15 minutos na sede da ASEF/APROF (paiol)

Da Premiação

10 – Os primeiros colocados em cada modalidade (feminino e masculino) receberão uma premiação surpresa.

Disposições Gerais

11 - Em caso de não haver pelo menos três competidores e/ou duplas inscritas em cada modalidade, a organização reserva-se o direito de cancelar tal modalidade ou ainda sugere juntar-se ao outro naipe.

12 - A interpretação deste Regulamento e seu fiel cumprimento ficarão sob a responsabilidade da Coordenação Geral, ou seu representante.

13 - Nenhum participante poderá alegar desconhecimento das normas traçadas neste Regulamento e em outras instruções complementares, bem como de locais e horários de jogos, uma vez que os programas e alterações serão antecipadamente divulgados pela Organização.


REGULAMENTO TÉCNICO DAS MODALIDADES

PROGRAMAÇÃO DAS MODALIDADES

25/07 - Canastra / Tênis de Mesa / Bocha
26/07 - Xadrez / Dominó
27/07 - Sinuca / Truco
28/07 - Encerramento e partidas finais (caso for necessário)


BOCHA MASCULINO E FEMININO

a) As competições de bocha da COFAFE serão realizadas de acordo com a regra oficial da modalidade adotada pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão e pelo que dispuser este Regulamento.
b) Parágrafo Único: A bocha masculina será realizada de acordo com a regra Raffa e a bocha feminino será na modalidade livre.
c) A bocha é considerada uma modalidade coletiva, sendo que cada jogo compõe-se de uma única partida de dupla.
d) Na pista, somente será permitida a presença de atletas, os quais deverão permanecer durante os lançamentos dentro das linhas demarcatórias. Outras pessoas, para orientar ou sob qualquer pretexto, não poderão adentrar a pista durante os lançamentos.
e) Os atletas ficam impedidos de fumar, tomar bebidas alcoólicas e utilizar o celular dentro das canchas durante as partidas.
f) Fica estabelecido que o tempo máximo para lançamento entre cada bocha a ser jogada não poderá exceder a 01 (um) minuto, tempo este que será observado pelo árbitro da partida.
§ 1o - Nas jogadas que requeiram consultas ao técnico ou ao árbitro, a seu critério, poderá conceder mais tempo para a realização da jogada, desde que não seja cometido abuso, ou seja, retardamento proposital.
§ 2o - A cada infração a este artigo implica a desclassificação de uma bocha na jogada a que corresponde.
g) As partidas serão disputadas até 12 (doze) pontos.
h) Na aplicação do WO, qualquer que seja a caracterização, considerar-se-á o resultado de 1 x 0 por jogo, com parciais de 12 x 00 por partida.
i) Os casos omissos serão resolvidos pelas equipes em confronto no jogo, de comum acordo, no momento da partida, e, se não houver acordo, serão resolvidos pela organização do evento.

CANASTRA MASCULINO E FEMININO
a) As partidas serão disputadas sempre entre 04 (quatro) jogadores, 01 (uma) dupla para cada time.
b) Cada jogador receberá 11 (onze) cartas.
c) Cada dupla terá direito a um “morto”, sendo que a dupla que não pegar o “morto”, perderá 100 (cem) pontos.
d) As cartas deverão ser distribuídas de uma em uma para cada jogador, no sentido anti-horário.
e) Será considerada vencedora a dupla que conseguir número somatório igual ou superior a 2.000 (dois mil) pontos.
f) A entrada no “buraco” será aos 1.000 (um mil) pontos.
g) A saída do “buraco” será com 80 (oitenta) pontos. Em caso de um jogador errar a contagem dos pontos para a saída do “buraco”, a dupla só poderá sair novamente com 100 (cem) pontos, e no segundo erro com 120 (cento e vinte) pontos.
h) O jogador no “buraco” não poderá baixar jogo e contar o valor da canastra suja ou limpa (cem ou duzentos) pontos, para sair do “buraco”, se o somatório das cartas individuais não atingirem os 80 (oitenta) pontos necessários.
i) Iniciará a distribuição de cartas numa partida o jogador que, através de sorteio, tirar a carta maior, a qual, para efeito de valores, obedecerá ao seguinte critério:
j) Ás - 01 (um) ponto. Valete - 11 (onze) pontos. Dama - 12 (doze) pontos. Rei - 13 (treze) pontos. As demais cartas terão o próprio valor.
k) O valor das cartas referentes ao item anterior deverá ser utilizado tão somente para o sorteio de quem será o distribuidor inicial do jogo, pois para contagem de pontos da partida após o “bate”, todas as cartas valerão 10 (dez) pontos.
l) Deverá iniciar a “compra” de cartas o jogador que estiver à direita do distribuidor, podendo neste caso “comprar” 02 (duas) vezes, desde que não utilize a primeira carta “comprada”.
m) Os valores das canastras serão os seguintes: Canastra sem coringa (real) - 200 (duzentos) pontos. Canastra com coringa (suja) - 100 (cem) pontos. Canastra de coringa - 200 (duzentos) pontos.
n) Entende-se por canastra real a feita sem coringa (carta nº 2).
o) Poderá “limpar” a canastra o coringa do mesmo naipe.
p) O valor da “batida” é de 100 (cem) pontos.
q) O jogador só poderá bater o jogo na sua vez de jogar, seja com a carta largada pelo jogador à sua esquerda, ou mediante “compra”.
r) A dupla que não baixar as cartas, estando no “buraco” pagará 200 (duzentos) pontos.
s) Não será permitido fazer sinais durante a partida, nem conversar. A dupla infratora estará sujeita à perda da partida, se for confirmada a infração.
t) Caso acabe o baralho, encerra a rodada a jogada posterior à que comprou a última carta.
u) O jogador que ficar com 01 (uma) carta, ou seja, “pica-pau”, deverá avisar, pois ele não poderá “bater” com a sobra da mesa.
v) Poderá a dupla utilizar-se de qualquer sequência ou trinca possível.
w) No “bate” final é necessária pelo menos 01 (uma) canastra.
x) Na aplicação do WO, qualquer que seja a caracterização, considerar-se-á o resultado de 1 x 0 por jogo, com parciais de 2000 x 00 por partida.
y) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.



DOMINÓ MASCULINO E FEMININO
a) As partidas serão disputadas sempre entre 04 (quatro) jogadores, 01 (uma) dupla para cada equipe.
b) Para início do jogo será realizado sorteio das pedras, saindo o jogador que obtiver a pedra maior; sendo embaralhado pelo jogador da sua esquerda. Na segunda partida sairá o jogador da direita do jogador que iniciou a primeira partida e se houver a terceira partida será por novo sorteio.
c) Será considerada dupla vencedora, a que ganhar 02 (duas) partidas de 100 (cem) pontos cada.
d) Na batida da rodada, somente os pontos da dupla adversária serão contados a favor do batedor.
e) Em caso de “fechamento do jogo”, será considerada vencedora a dupla cuja soma de pontos for menor. Ocorrendo empate, a dupla que “fechou” perderá os pontos.
f) Na aplicação do WO, qualquer que seja a caracterização, considerar-se-á o resultado de 2 x 0 por jogo, com parciais de 200 x 00 por partida.
g) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.

SINUCA MASCULINO E FEMININO
a) As partidas serão disputadas sempre entre 04 (quatro) jogadores, 01 (uma) dupla para cada equipe
b) Será considerada vencedora a dupla que vencer 02 (duas) partidas.
c) O sistema de disputa será o de eliminatória simples, com a utilização da bola “8” (oito), que ficará fora do jogo esperando a definição da partida a partir das outras 14 (quatorze) bolas, sendo a bola 8 (oito) decisiva.
d) Serão utilizadas as seguintes medidas conforme cada situação:
• Castigo Duplo, caso o jogador derrubar uma bola do outro, tem que pagar mais uma.
• Saída de bola fora da mesa, a mesma retorna colada no centro da tabela que a bola saiu da mesa.
• Saída da bola branca para fora da mesa após tocar em outra bola, a mesma retorna ao ponto de saída sem castigo.
e) Para se caracterizar sinuca, a bola branca deverá percorrer a distância de sua circunferência.
f) A dupla que iniciar a partida deverá permanecer até o final, não podendo haver substituição ou troca de parceiros (as).
g) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.

TÊNIS DE MESA MASCULINO E FEMININO
a) As partidas serão disputadas sempre entre 02 (dois) jogadores, de forma individual.
b) Cada jogador(a) poderá utilizar sua raquete ou fazer uso das disponibilizadas pela organização do evento. O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha não sendo permitido jogar com o lado de madeira.
c) Cada partida será disputada em melhor de 03 (três) sets vencedores de 11 (onze) pontos.No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
d) Na aplicação do WO, qualquer que seja a sua caracterização, considerar-se-á o resultado de 03 x 00 por jogo, com parciais de 11 X 00.
e) No saque, a bola deve ser lançada para cima e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
f) O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio, sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
g) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.

TRUCO MASCULINO E FEMININO
a) A partida será disputada entre 04 (quatro) jogadores, 02 (dois) para cada equipe.
b) As partidas serão disputadas com um baralho espanhol.
c) É expressamente proibida a utilização de artifícios para alterar a sequência das cartas ao serem embaralhadas.
d) As cartas deverão ser distribuídas sempre no sentido anti-horário, uma para cada jogador de cada vez, perfazendo o total de 03 (três) cartas para cada jogador.
e) No ato de embaralhar as cartas, o jogador que antecede ao carteador terá direito de cortar o maço e retirar 01 (uma) carta do baralho, observá-la e repassar imediatamente ao seu companheiro, antes mesmo do carteador iniciar a distribuição.
f) É vedado ao carteador observar parte do baralho, quando da distribuição das cartas, acarretando esta infração a perda da vez da distribuição, e, consequentemente, a rodada e um ponto no jogo.
g) Na hipótese do carteador distribuir mais de 03 (três) cartas a um dos jogadores, a rodada será encerrada naquele instante, sendo que o jogador que as distribuiu perderá a vez de distribuir, devendo o baralho ser entregue ao jogador subsequente da mesa, não contando a rodada para a pontuação.
h) Pela prática de atos ilícitos durante o jogo, a dupla será automaticamente desclassificada, perdendo os pontos até ali conseguidos.
i) Ao terminar de distribuir as cartas, ou seja, 12 (doze) cartas ou 03 (três) para cada jogador, o carteador deverá colocar a carta seguinte do maço com a face virada para cima. A partir desse momento, a carta subsequente será considerada manilha, obedecendo a sequência hierárquica de paus, copas, espada e ouro.
j) Iniciará a distribuição de cartas, na primeira rodada, o jogador que através de sorteio tirar a carta maior. A partir daí, segue-se os critérios dos itens quatro e cinco deste Regulamento.
k) Entende-se por uma rodada o ato de descarte de no máximo 03 (três) cartas de cada jogador.
l) Fica descartada qualquer hipótese de rejeição de qualquer carta do jogo por não aceitação por parte do jogador, a menos que os carteadores sejam da dupla adversária e quando da distribuição virem a carta por engano ou sem querer, passando esta para a parte de cima do maço e continuando a distribuição na sequência normal do jogo.
m) Quando a partida é elevada para 03 (três), 06 (seis), 09 (nove), 12 (doze) pontos, fica a dupla solicitante dos pontos mencionados neste item obrigada a definir a partida, não podendo empatar.
n) A partida será decidida em melhor de 03 (três) rodadas, sendo cada partida de até 12 (doze) pontos.
o) Se no decorrer de uma partida, algum jogador iniciar sem ser sua vez (atravessar a carta), a sequência do jogo será a mesma, devendo a carta permanecer sobre a mesa, sendo válida para aquela rodada.
p) É proibido à dupla que chegar a 11 (onze) pontos trucar. Caso isto ocorra, a dupla adversária ganhará 03 (três) pontos.
q) Os membros da dupla que chegar a 11 (onze) pontos poderão olhar suas cartas e decidir se participarão da partida. Caso resolvam não participar, a dupla adversária ganhará 01 (um) ponto. Se decidirem que participarão da partida e perderem, a dupla adversária ganhará 03 (três) pontos.
r) Na hipótese de as duas duplas chegarem a 11 (onze) pontos, os jogadores somente poderão levantar as cartas na vez de jogar, na primeira rodada. Nas rodadas seguintes, o jogo será normal.
s) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.

XADREZ MASCULINO E FEMININO
a) A competição será realizada de forma individual, separados por naipes, no qual o sistema de disputa será todos contra todos.
b) A contagem de pontos será: Vitória 01 (um) ponto; Empate: 1/2 (meio) ponto. Derrota: 0 (zero) ponto.
c) Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios:
• Método Sonneborn-Berger, no qual se adota a seguinte fórmula: SB= (SV x 1) + (SE x 0,5). SB( Sonneborn- Berger), SV (Soma das vitórias dos adversários), SE (Soma dos empates dos adversários).
• Match desempate com tempo de reflexão de 05 (cinco) minutos para cada jogador.
d) Com relação ao tempo de reflexão da partida para cada jogador será de 21 (vinte e um) minutos nocaute, sendo utilizado o relógio analógico.
e) É proibido o uso de celular ou qualquer equipamento eletrônico durante a partida sob a pena de ser desclassificado da partida corrente.
f) Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.

Associe-se

Atendimento:

Segunda a sexta-feira

Das 14:30 às 18:30

(47) 3321-0216

asef@furb.br

Rua Alfredo Guenther, s/nº
Bairro Victor Konder - Blumenau
Anexo ao Ginásio de Esportes da FURB

© Copyright 2024 ASEF - Associação dos Servidores da FURB